quarta-feira, 4 de junho de 2008

É errando que se aprende.

Em 2005, a OMC (Organização Mundial de Comércio) julgou o Brasil vitorioso na disputa do algodão com os Estados Unidos e, com isso, o país já havia ganhado o direito de retaliação legal e financeira em US$ 4 bilhões . No entanto, preferiu não aplicá- la com a esperança de que os Estados Unidos fossem mais flexíveis nas negociações sobre políticas de subsídios agrícolas durante a Rodada de Doha.

Que ingenuidade, a Rodada de Doha foi pouco eficaz para resolver tais questões e nenhum avanço foi obtido nas negocições.

Mas o que é justo é justo, e mais uma vez obtivemos vitória na questão do algodão. Temos novamente o direito de pedir retaliação aos americanos, entretanto, até agora não vi sinais de que o governo brasileiro o fará.

Não sou a favor de cotemporizar com os Estados Unidos denovo. Essa é uma questão comercial que já foi julgada ilegal pela OMC. Para que trocar o certo pelo incerto e deixar para Rodada de Doha novamente? Será que não aprenderam com o erro anterior?

É com pequenas vitórias que se alcança o respeito. Talvez com a retaliação, seremos mais respeitados na próxima Rodada de Doha.

Talvez a OMC, e não Doha, seja o mecanismo mais eficaz para avançar nas questões dos subsídios agrícolas.


Adriana Torres

Nenhum comentário: