domingo, 30 de maio de 2010

Área de cultivo de folha de coca cresce pelo terceiro ano consecutivo sob gestão de Morales.

Segundo o relatório da ONU “ World Drugs Report 2008”, a área de cultivo de folha de coca na Bolívia cresceu 6% em 2008, atingindo 30.500 hectares. O estudo aponta crescimento pelo terceiro ano consecutivo.




Fonte: Drug Report 2008 - ONU

Em entrevista ao Jornal a Folha de São Paulo, a divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal afirmou que segundo os relatórios oficiais da PF, 80% da cocaína distribuída no Brasil vem da Bolívia, a maior parte em forma de pasta para ser refinada por aqui.

Segundo o Itamaraty, em outubro de 2008, Morales expulsou 20 agentes do departamento antidrogas dos Estados Unidos que trabalhavam no combate ao tráfico a pretexto de reativação de espionagem. Dois meses depois se firmou um acordo com o Brasil, onde a PF passaria a atuar na Bolívia combatendo o trafico de drogas e armas, entretanto, a PF afirmou que tal acordo não entrou em vigor devido embates financeiros. A Bolívia quer que o Brasil arque com todos os custos.

Deve ter sido com base em informações como esta que Serra afirmou recentemente que o governo de Evo Morales faz “Corpo Mole “.

Nenhum comentário: