segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sobre Alta do Petróleo

Petróleo em Alta

Segundo a Agencia Internacional de Energia (AIE), o petróleo foi cotado a U$88,60 o barril no dia 19 de outubro, o valor mais do que triplicou na comparação com o início de 2001, em que era cotado a U$27 o barril.

Em 2007, as cotações do petróleo subiram progressivamente, de janeiro a junho as cotações mantiveram-se nos patamares U$ 50 e U$ 60 o barril, em julho as cotações passaram para o patamar dos U$70 o barril e em setembro as cotações passaram para o patamar de U$80.

A iminência de um conflito geopolítico entre curdos e turcos no Iraque e a queda do dólar, podem ter influenciado de forma especulativa a alta do petróleo, no entanto, acredita-se que o principal fator responsável pela alta consistente do petróleo seja de cunho estrutural, o aumento sistemático da demanda acima da oferta.

Com a chegada do inverno o consumo de petróleo deve aumentar ainda mais, mantendo a tendência de alta. Se os preços subirem muito, a economia mundial, já abalada pela crise do mercado imobiliário nos Estado Unidos, poderá sofrer mais um baque.

Segundo o New York Times, os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, estão discutindo qual é a melhor estratégia para definir quando e como aumentar a produção para equilibrar oferta e demanda.

O desafio é aproveitar a alta de maneira responsável uma vez que a desaceleração da economia mundial também não lhes interessa ao diminuir a demanda. Mas também não vão querer cometer o mesmo erro cometido em 1997, quando o grupo aumentou a oferta em 2,5 milhões de barris por dia na iminência da crise asiática, causando um colapso nos preços de petróleo, que foram cotados a U$10 por barril.

Adriana Arruda de Moura Torres

Nenhum comentário: